sexta-feira, 3 de junho de 2016

O AFOXÉ DO PONTO DE CULTURA ILÊ AXÉ CULTURAL ASSOBECATY PELA PRIMEIRA VEZ NA FEIRA DO LIVRO DE GUAÌBA


Neste ano, pela primeira vez, as crianças do grupo de percussão do Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural ASSOBECATY participaram  da programação oficial  Feira do Livro do município de Guaíba. A intenção foi  divulgar as atividades desenvolvidas pelo ponto  e mostrar que no município, embora tenham muitos espaços culturais, é a ASSOBECATY  o foco vivo de resistência negra que  esta em pleno funcionamento e aberto ao público.

IMG_2942“A nossa intenção é popularizar o espaço, muitos ainda desconhecem o Ponto de Cultura da ASSOBECATY”, diz a coordenadora do ponto Greice Ellen Oliveira. “ O município de Guaíba fomenta  à Cultura, mas faltam espaços para dar visibilidade com plenitude as questões étnicos raciais. A exemplo podemos citar os dois locais importantes como a Pedra de Xangô e  Gruta de Oxum, ambos localizados na Praia da Alegria, estão sendo reverenciados e respeitados como patrimônioculturais e imateriais pela Assobecaty  desde 2008 e  2012 se tornam indissociável das vivências externas do ponto de cultura.

As atividades do Ilê Axé Cultural se tornam vinculadas ao sistema cultura pelo edital de 2012 que a partir de edital publico passa ser reconhecido e investido. Entre tantos outros  pontos de cultura espalhados no estado e respectivamente no país – há este com a peculiaridade da cultura de matriz africana, por nascer dentro da casa tradicional ASSOBECATY que carrega um histórico desde sua fundação  em 1943  vem  promovendo, estimulando, desenvolvendo atividades culturais e hoje integra a rede cultura viva no Brasil. Confira  Algumas fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário