XPainel na Assembleia Legislativa RS debate o racismo institucional
Luiz Osellame - MTE 9500 | Solar dos Câmara - 19:40-14/11/2018 - Foto: Marcelo Bertani
Foi realizado na noite desta quarta-feira (14), no Espaço de Convergência da Assembleia Legislativa o painel: A Cultura Negra como Forma de Enfrentamento ao Racismo Institucional. O debate integra a programação da IX Semana da Consciência Negra do Parlamento gaúcho.
Foram painelistas a juíza Karen Luise Vilanova Batista de Souza Pinheiro e Ivonete Carvalho, ativista do Movimento Negro.
Karen sublinhou que o racismo em empresas, grupos, associações e instituições se manifesta em práticas e comportamentos discriminatórios. “Devemos ter consciência que o racismo é estrutural, ou seja, se as coisas continuarem funcionando como ocorre hoje, nós estaremos vivendo sempre numa sociedade racista, porque é normal e natural que pessoas negra vivam e ocupem posições de subalternidade e que não ocupem espaços de poder”, sublinhou.
“Se naturalizou a inexistência de pessoas negras representando a população nas três esferas de poder. Se naturalizou a inexistência de pessoas negras nas universidades públicas e privadas e, por isso dizemos que o racismo está nas estruturas do nosso país”, afirmou a juíza ao destacar que os negros vieram da condição de escravização, sem os mínimos meios e mecanismos necessários para que pudessem se estabelecer em sociedade e, por isso, permanecem numa situação de exclusão social.
Presenças
Participaram do debate diretora do Departamento de Cultura da ALRS, Neusa Silva Soares, o coordenador da Divisão de Prêmios e Promoções Culturais, Rafael de Aguiar Pereira, o coordenador da Comissão Organizadora da Comissão da Consciência Negra da ALRS, André Silva da Silva, além de representantes de entidades do Movimento Negro.
Programação da IX Semana da Consciência Negra da ALRS
A Semana da Consciência Negra da AL - de 14 a 21 de novembro - realiza, além da Sessão Solene para distinguir personalidades com o Troféu Deputado Carlos Santos e a Medalha Zumbi dos Palmares, uma série de atividades artísticas e culturais para marcar a data.
14 de novembro (quarta-feira)
Exposição fotográfica “A Cor do Negro”, por Jorge Aguiar e Fernando Zago
Visitação: 14 a 30 de novembro – aberta das 8h30 às 18h30, de segunda à sexta-feira
Local: Sala JB Scalco (Solar dos Câmara da ALRS)
Abertura Oficial da IX Semana da Consciência negra da ALRS
17 horas – Salão Júlio de Castilhos (Palácio Farroupilha)
Abertura da Exposição Ilê Ifé: O Sagrado aos Olhos Humanos - Indumentária de Orixás
Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural Assobecaty
Local: Espaço de Exposições da ALRS (Hall de entrada do Palácio Farroupilha)
Visitação: 14 a 23 de novembro – das 8h30 às 18h30, de segunda à sexta-feira
Painel: A Cultura Negra como Forma de Enfrentamento ao Racismo Institucional - Karen Luise Vilanova Batista de Souza Pinheiro, juíza de direito e Ivonete Carvalho, ativista do Movimento Negro.
18h15 – Espaço de Convergência da ALRS (Térreo do Palácio Farroupilha)
21 de novembro (quarta-feira)
14 horas – Sessão Solene: Dia Estadual da Consciência Negra
Local: Plenário 20 de Setembro
- Entrega do Troféu Deputado Carlos Santos
- Entrega da Medalha Zumbi dos Palmares
Abertura da Feira Afro
16 horas – Vestíbulo Nobre da ALRS
Sarau Especial da Semana da Consciência Negra: As Vozes de Dandara – Mulheres Negras, Arte, Cultura e Resistência, com Claudia Quadros, Glau Barros e Marietti Fialho. Participação da Cia de Dança Brazil Estrangeiro.
19 horas – Teatro Dante Barone da ALRS
Entrada franca
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário